Uniões de Tubo Metalvic DN 300 e DN 1200
O sistema de (acoplamento de tubo) união de tubos METALVIC, disponível nas classes de pressão PN 20, PN 40 e PN 60, são amplamente utilizados nas áreas de construção civil, mineração, saneamento, irrigação, industrial, em tubulações de ar comprimido, dragagem, redes de incêndio, sistemas de refrigeração, transporte pneumático, ventilação, águas industriais e pluviais.
Permitem uma montagem rápida e simples, dispensando mão-de-obra qualificada e ferramentas especiais. Esta característica, aliada a um menor peso, reduz significativamente o custo total da tubulação, tanto para instalações temporárias como definitivas.
O sistema é especialmente adequado para instalação em terrenos irregulares.
Devido à sua flexibilidade, as uniões com anéis de vedação em borracha permitem montagem sem a necessidade de alinhamento dos tubos e eliminam as tensões decorrentes da própria montagem.
As uniões de tubos Metalvic, permitem que o sistema de tubulação trabalhe por longo tempo com grande confiabilidade, tanto com pressões baixas como extremamente altas, suportando trações, desalinhamentos angulares e vibrações, sem risco de vazamentos.
Características Principais das Uniões de Tubo Metalvic DN 300 e DN 1200
Menor tempo de montagem em relação a tubulações roscadas, soldadas ou flangeadas.
Permitem movimentação axial dos tubos (expansão ou contração), dispensando juntas de dilatação.
Eliminam vibrações e tensões ao longo da tubulação.
Permitem deflexões em qualquer direção, adaptando-se a terrenos irregulares e a formação de curvas de grande raio, sem uso de curvas. Absorvem desalinhamentos angulares de até 5º.
Uniões em ferro fundido nodular ASTM A 395 ou conforme norma ABNT EB 585 FE 42012, com acabamento pintado em primer. Outros acabamentos, sob encomenda.
Anéis de vedação em borracha EPDM para uso com água ou em borracha NBR para uso com ar comprimido.
Porcas e parafusos forjados em aço carbono ASTM A 307 bicromatizado ou galvanizados a fogo.
Junta de Isolamento Elétrico para Tubulação
As juntas de isolamento elétrico tipo monobloco INVEL, são utilizadas para isolar eletricamente dois trechos da tubulação em aço.
Limitam a corrente de fuga, eliminam curto-circuitos e otimizam a proteção catódica, conferindo considerável economia nos custos de manutenção de redes de distribuição de gás.
O projeto monobloco atende a todos os requisitos internacionalmente estabelecidos e o processo de fabricação, aliado à qualidade dos materiais empregados e os testes realizados em 100% das juntas, asseguram total confiabilidade, eficiência e garantia. Normalmente produzidas para conexão por solda, podem também ser fornecidas com extremidades flangeadas ou roscadas.
São utilizadas tanto em aplicações aéreas como enterradas, sem a necessidade de qualquer preparo especial e não requerem manutenção.
As juntas de isolamento elétrico tipo monobloco INVEL estão disponíveis em vários diâmetros e nas classes de pressão ANSI 150, ANSI 300 e ANSI 600. Apresentam excelentes valores de resistência elétrica e eficiente vedação, mesmo nos casos em que são submetidas à flexão e tensões torcionais.
Características Principais da Junta de Isolamento Elétrico para Tubulação
Adequadas para a utilização com água, gás natural, GLP, gases metano, butano e propano, óleos e outros fluidos não corrosivos.
Fabricadas em tubos de aço API 5L-Gr. B, Schedule 80 até DN 1 1/2” e Schedule 40 a partir de DN 2”.
Isolamento elétrico em resina epóxi com características específicas para a sua aplicação e vedações em borracha NBR.
Revestimento externo anticorrosivo.
Extremidades para solda conforme norma ANSI/ASME B.16.25 e flangeadas conforme norma ANSI B.16.5.
Temperaturas admissíveis: -20ºC a 70ºC.
Teste hidrostático: 1,5 vezes a máxima pressão de trabalho.
Teste de resistência à tensão (no ar seco): 3.000 V, 60 Hz durante 60 segundos. Teste de resistência elétrica (no ar seco): aplicação de 1.000 V de corrente contínua durante 60 segundos – resistência mínima 5 Mohm.
UNIÕES DE TUBOS MAXIVIC STANDARD
A linha de produtos MaxiVIC, para união entre tubos de diferentes diâmetros e diferentes materiais, não requer qualquer preparo prévio dos tubos e está disponível diversos diâmetros.
Tubos de aço, ferro fundido, alumínio, cobre, polietileno, PVC, fibrocimento, amianto ou cerâmica podem receber a união MaxiVIC com plena garantia de estanqueidade. Robustas, resistentes à corrosão e projetadas para ter durabilidade superior ao dos tubos, são utilizadas há vários anos em redes de distribuição de gás no Brasil e em todo o mundo.
A linha MaxiVIC é composta por vários modelos, além de permitir a união entre dois tubos, também permite a montagem de tubos com acessórios nas tubulações como válvulas, filtros, bombas, derivações ou outras conexões.
Todos os modelos da linha MaxiVIC absorvem desalinhamento angular e movimentação axial da tubulação, atuando como uma junta de expansão, decorrente de sua forma construtiva. A geometria do anel de vedação em borracha assegura estanqueidade mesmo em tubos com superfícies oxidadas.
UNIÕES DE TUBOS MAXIVIC GT – MT
A linha de produtos MaxiVIC, para união entre tubos de diferentes diâmetros e diferentes materiais, não requer qualquer preparo prévio dos tubos e está disponível diversos diâmetros.
Tubos de aço, ferro fundido, alumínio, cobre, polietileno, PVC, fibrocimento, amianto ou cerâmica podem receber a união MaxiVIC® com plena garantia de estanqueidade. Robustas, resistentes à corrosão e projetadas para ter durabilidade superior ao dos tubos, são utilizadas há vários anos em redes de distribuição de gás no Brasil e em todo o mundo.
A linha MaxiVIC é composta por vários modelos, além de permitir a união entre dois tubos, também permite a montagem de tubos com acessórios nas tubulações como válvulas, filtros, bombas, derivações ou outras conexões.
Todos os modelos da linha MaxiVIC absorvem desalinhamento angular e movimentação axial da tubulação, atuando como uma junta de expansão, decorrente de sua forma construtiva. A geometria do anel de vedação em borracha assegura estanqueidade mesmo em tubos com superfícies oxidadas.
Características Principais das uniões de Tubos Maxivic Standard – GT – MT
Aplicável em tubulações para gás natural, água, esgoto, ar comprimido, produtos químicos e derivados de petróleo.
União de tubos de aço, ferro fundido, fibrocimento, cerâmica, polietileno, PVC etc.
Quando utilizadas com tubos de polietileno, estes deverão ser reforçados internamente com buchas de inserção.
Formas construtivas: retas, reduções, tampões, uniões flangeadas, roscadas e construções especiais.
Pressões de teste: 25 bar (Hidrostático) e 7 bar (Pneumático).
Pressões de trabalho: 16 bar (Fluidos) e 4 bar (Gases).
Fabricados em ferro fundido nodular.
Anéis de vedação em borracha EPDM, para uso com água, ou em borracha NBR para uso com gás natural, óleos e solventes em geral.
Porcas e parafusos forjados em aço carbono, com revestimento bicromatizado ou em aço inoxidável.
Revestimentos: Padrão – Pintura sintética. Sob encomenda – epóxi líquida, epóxi depositado eletrostaticamente ou galvanizado.
Absorvem desalinhamentos angulares de até 6º.
Permitem movimentação axial dos tubos, dispensando juntas de dilatação.
Temperaturas admissíveis: de -20ºC a 90ºC.
Testadas e aprovadas pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Comgás.
Em conformidade com as especificações da AWWA – American Water Works Association.